quinta-feira, 24 de maio de 2012

Cervejas e Fermentação


Hoje, quinta-feira, find chegando, outro dia perfeito pra tomar aquela cervejinha. Mas como amanhã é mais um dia de trabalho precisamos maneirar na dose, que tal investir na qualidade e não na quantidade?
Trouxe algumas marcas de cervejas, na maioria importadas. Estão separadas de acordo com sua fermentação e seu gosto.



         ALE - Cerveja de Fermentação Alta
Fermentadas a temperatura entre os 16 e 24 ºC. Ale, palavra de origem nórdica que significa cerveja

  • Abbaye, Abdij ou Abbey – Cerveja de abadia produzida na Bélgica e Holanda. Originalmente desenvolvidas em monsteiros.
  • Alt Bier – Cerveja de origem Alemã de fermentação alta e coloração cobreada.
  • Barley Wine – Vinho de cevada. Cerveja muito forte com teor alcoolico normalmente superior a 9% v/v.
  • Bitter – Cerveja Inglesa com bastante lúpulo, o que lhe confere um amargor acentuado.
  • Blanche ou Wit – Cerveja de origem Belga à base de trigo. Extremamente refrescante e de sabor peculiar.
  • Brown Ale – Cerveja Inglesa com pouco alcool, ligeiramente adocicada e de cor acastanhada.
  • India Pale Ale (IPA) – Cerveja Inglesa que se destinava a ser expedida por barco para saciar as tropas britâncias na India. Cerveja de elevado teor alcóolico e com uma boa dose de lúpulo para se conservar durante a viagem.
  • Kolsch – Cerveja de fermentação alta com pouca produção de esteres. Trata-se de uma cerveja com características intermédias entre uma Lager e uma Ale.
  •  Mild – Cerveja Inglesa com uma dose de lúpulo mais moderada que uma Bitter.
  • Pale Ale – Desgina uma gama relativamente vasta de cervejas de alta fermentação e de coloração pouco intensa.
  • Porter – Cerveja de coloração escura mas mais leve e de sabor menos torrado que uma stout.
  •  Scotch Ale – Cerveja Escocesa forte e muito encorpada com uma forte presença do malte no aroma e sabor.
  • Stout – Cerveja muito escura de fermentação alta produzida com recurso a malte e cevada torrados. Existem vários tipos de stouts: Stout Irlandesa, seca e amarga; Sweet Stout, ligeriamente adocicada e com menor proporção de malte torrado; Imperial Stout, encorpada e com elevado teor alcoolico.
  • Trapista – Cerveja de abadia produzida originalmente pelos monges trapistas. De elevado teor alcoólico (6-12%) e produzida com recurso a caramelo.
  • Weisse, Weizen ou Weiss – Cerveja Alemã de trigo, turva, normalmente servida com a levedura em suspensão (neste caso toma o nome de Hefe-Weizen).


             LAGER – Cerveja de fermentação baixa
    As leveduras de fermentação baixa, fermentam entre 8 e 15 ºC e produzem quantidades muito pequenas de ésteres, pelo que estas cervejas possuem um aroma de lúpulo bastante "limpo" sem aromas frutados. Estas cervejas são denominadas de "Lager", palavra que deriva do alemão lagern que significa armazenar, pois necessitam de um periodo de armazenamento longo, 2 a 4 semanas, a baixa temperatura (0 - 5 ºC) para maturarem

  • Bock – Cerveja do sul da alemanha com elevado teor alcoólico encorpada e de coloração escura.
  • Dortmunder – Cerveja originária de Dortmund, tipo Lager, menos amarga que uma pilsner.
  • Oktoberfest – Cerveja especialmente formulada para a grande festa da cerveja em Munique que decorre durante o mês de Outubro.
  • Pilsner ou Pils – A cerveja mais difundida e bebida em todo o mundo. Originária da cidade checa de Pilsen é uma cerveja tipo lager, de cor clara, seca e com um bom amargor.
  • Schwarzbier – Cerveja Alemã normalmente tipo lager de coloração escura.
  • Viena – Como o nome indica originária da cidade austriaca de Viena. Cerveja tipo lager de coloração ambar ou avermelhada.


           LAMBIC - Cerveja de fermentação espontânea
   A maioria dos especialistas classifica as cervejas do tipo Lambic como uma terceira categoria, em separado das Lager e Ale, por causa do seu tipo de fermentação, que é espontânea. São feitas de trigo, porém não são adicionadas leveduras no mosto, ficando a fermentação a cargo dos agentes naturais, os quais são encontrados somente numa pequena área ao redor de Bruxelas. Daí a dificuldade em encontrá-las, bem como o seu preço elevado. Trata-se de um tipo muito peculiar de cerveja, dotada de uma gama extremamente numerosa de aromas, os quais vão do frutado (como framboesa, cereja ou banana) ao extremamente cítrico (como vinho branco ou vinagre). É o tipo mais antigo de cerveja feito no mundo, fato que, por si só, exige que você as experimente. Seus sub-tipos são.
  • Lambic-fruit - No processo de fabrico, após a fermentação espontânea ter começado são adicionadas frutas inteiras, como pêssegos, framboesas e cerejas. A fermentação propriamente dita é realizada pelos microorganismos presentes dentro da fábrica. Algumas lendas dão conta que as caves onde são produzidas as Lambic jamais são limpas, a fim de manter o equilíbrio original dos bolores essenciais ao caráter da cerveja que se quer produzir. Após este processo, a cerveja permanece por cerca de três anos maturando em barris de carvalho. Trata-se de uma cerveja cujo teor alcoólico é relativamente baixo (não ultrapassa os 6%), bem como a carbonatação, o que faz com que o creme, quando há, não seja denso. As Lambic tradicionais, muito mais ácidas, levam a denominação “Oud” (velha) a fim de diferenciá-las das jovens e comerciais, mais doces e balanceadas. No sub-tipo Lambic-Fruit (17F) estão as conhecidas Kriek (de cereja ácida) e as Framboise (de framboesa).
  • Straight/Unblended - A Lambic pura, sem misturas de frutas, açúcares ou misturas de diferentes barris (17D). São pouquíssimos os exemplos comerciais. Um deles é a Cantillon Grand Cru Bruoscsella.
  •  Gueuze - Trata-se de um “blend” de Lambics novas (1 ano) e antigas (2 a 3 anos), retiradas de vários barris diferentes no processo de fabrico, e que são engarrafadas para uma segunda fermentação. Geralmente as Lambic - Gueuze (17E) são menos ácidas e mais balanceadas, algumas assemelhadas ao champagne. Inclusive, tradicionalmente são servidas em garrafas ao estilo champagne. Representantes do estilo são Cantillon Gueuze, Mort Subite Gueuze e Lindemans Gueuze Cuvée René.
  • Faro - É a Lambic com açúcar. Mais saborosa, leve e sem a acidez característica das outras Lambics, é o tipo mais aceito pelo mercado. Por outro lado, perde em complexidade para os outros tipos de Lambics.



Fonte: cervejasdomundo.com.br


E para acompanhar um sertanejinho.. Difícil quem não curte
Beijoooos


Trio Bravana - Mãe, tô na balada !









Com:
Siga-o na FAN PAGE


Nenhum comentário: