quarta-feira, 11 de abril de 2012

Cupcake


Cupcake teve sua origem no Reino Unido, onde são chamados até hoje de Fairy Cakes (bolo das fadas) tradicionalmente um bolinho de baunilha com cobertura de fondant, presente no clássico chá das 5.
Porem o termo  cupcake foi mencionado pela prmeira vez no livro eventy-Five Receipts for PastryCakes, and Sweetmeats de Eliza Leslie, em 1828.
Existe ainda outra teoria que defende que o nome "cup" não advém apenas das formas em que eram cozinhados, mas também da maneira de medir os ingredientes: por copos (cups).

A base do cupcake é composta por quatro ingredientes básicos - manteiga, açúcar, ovos e farinha - mas a parte superior fica a cargo de cada cozinheiro e da sua criatividade. E é esta criatividade que enche os olhos de crianças e adultos.



PRIMEIRAS RECEITAS
1796
“Um bolo leve para ser assado em pequena xícaras”:
1/2 libra de açúcar (aprox. 200g), 1/2 libra de manteiga batida com duas libras de farinha, uma taça de vinho, uma taça de água de rosa, duas taças de levedo de cerveja, uma noz, canela e frutas secas.
— SIMMONS, Amelia. American Cookery. Citado por The Food Timeline.

1828
“Cupcake. 5 ovos,  duas xícaras de melado, duas xícaras de açúcar mascavo peneirado, duas xícaras de manteiga, uma xícara de leite não desnatado, cinco xícaras de farinha peneirada, meia xícara de cravos e pimenta-da-jamaica, meia xícara de gengibre.

Aqueça a manteiga e o leite levemente. Aqueça também o melado e depois acrescente ao leite+manteiga. Depois acrescente lentamente o açúcar e deixe esfriar. Bata os ovos e adicione à mistura, alterando com a farinha. Adicione então as especiarias e bata à vontade. Unte formas pequenas e asse os bolos em fogo médio.”
—- LESLIE, Eliza. Seventy-Five Receipts for Pastry, Cakes, and Sweetmeats. Citado por The Food Timeline.






RECEITA DE ESTRELAS
Ingredientes
·         Três bananas nanicas grandes e maduras
·         Uma colher de sopa de manteiga
·         Quatrocentos e dez gramas de açúcar
·         Duzentos e quarenta gramas de farinha de trigo
·         Uma colher de sopa de fermento em pó
·         Três ovos
·         Duzentos e quarenta mililitros de óleo de milho
·         Cem gramas de nozes picadas
·         Uma colher de chá de essência de baunilha
·         Uma colher de chá de canela em pó

Modo de Preparo
Passo a passo da massa:
·         Numa frigideira pequena, coloque as bananas para caramelar com 50 gramas de açúcar, uma colher de manteiga e a canela.
·         Amasse bem e reserve.
·         Na batedeira, bata os ovos com o açúcar até formar uma espuma clara e volumosa.
·         Adicione o óleo em fios, aos poucos.
·         Junte a banana caramelada e amassada e continue batendo
·         Em seguida, coloque, aos poucos, a farinha de trigo, as nozes e a essência de baunilha.
·         Por último, adicione o fermento.
·         Depois, disponha os bolinhos em forminhas e leve ao forno pré-aquecido a 200 graus por trinta minutos ou até os bolinhos ficarem firmes e levemente dourados.




 

RECEITA MINI CUPCAKE
Igredientes:
Massa:
·         250 g de farinha de trigo
·         8 g de fermento em pó
·         65 g de manteiga
·         65 g de óleo
·         3 g de sal
·         225 g de açúcar
·         2 ovos
·         125 ml de leite
·         3 ml de essência de baunilha
·         175 g de nozes, ou frutas, ou chocolate picado
Merengue:
·         200 g de clara de ovos (mais ou menos 7 unidades)
·         400 g de açúcar

 

Modo de Preparo

Massa:

Junte a manteiga, em temperatura ambiente, com o açúcar em uma bowl (tigela ou recipiente redondo) e mexa com uma colher de pau até virar um creme, adicionando o óleo aos poucos.
Já com o creme feito, misture os ovos e depois os ingredientes secos (farinha de trigo e fermento em pó) e o leite. Mas sem mexer muito, apenas 2 vezes.
Em seguida, acrescente o sabor desejado (nozes, chocolate ou da sua preferência) e mexa mais umas 4 ou 5 vezes. Não tem problema se a massa ficar com grumos. É até melhor para não esfarelar na hora de comer.
Por último, coloque a massa em uma forma de muffin usando forminhas de papel dentro de cada espaço, leve o tabuleiro ao forno a 180 graus e deixe assar por uns 25 minutos.

Merengue:

Misture o açúcar com a clara e leve ao fogo médio por 2 minutos. Ou aqueça a mistura a uma temperatura de 50 graus, ou até que seja possível botar os dedos sem se queimar. A seguir, bata na batedeira até esfriar e formar bicos.

Montagem do Cupcake:

Com a massa fria, cubra cada minibolo com o merengue. Você pode usar diversas cores com corante alimentício. Depois, jogue por cima granulado, chocolate, biscoito, enfim, solte a imaginação e crie as mais variadas decorações.
  
(receitas.com)  






Nenhum comentário: